sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Fisioterapia para cães

 Fisioterapia para cães

A fisioterapia animal ou fisioterapia veterinária apareceu de início como uma adaptação dos métodos usados na fisioterapia humana, empregadas em especial nos equinos. Com o passar do tempo esses métodos passaram a ser estudados e usados em animais de pequeno porte. Hoje, a fisioterapia em cães já está expandida na classe médica, com publicações e pesquisas científicas que comprovem a sua eficácia. No Brasil, a fisioterapia animal é realizada por médicos veterinários fisiatras.

Ao longo das sessões, pode ser decidido o uso de diversas técnicas da fisioterapia animal, de acordo com a patologia do pet. Algumas vezes, as técnicas usadas por veterinários podem ser ensinadas aos donos de cães, principalmente a cinesioterapia, para que seja realizada diariamente no animal.

A cinesioterapia é uma série de alongamentos e exercícios terapêuticos, fundamentais no processo de reabilitação. Esses exercícios podem ser ativos, quando o próprio animal faz o movimento, ativos assistidos ou até mesmo passivos, quando o fisioterapeuta é quem faz o movimento.  É usado em animais que tenham problemas ortopédicos e neurológicos, são utilizadas bolas, pranchas, pistas, cones e outros acessórios que auxiliam nos exercícios.


Lembre-se sempre de tomar todos os cuidados com o seu animal, leve-o sempre ao médico veterinário, mantenha as vacinas em dia, e dê a ele o melhor de rações para cães, porque a boa ração para cães contém todos os nutrientes que seu animal precisa para estar saudável. 

Você pode gostar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário